domingo, 14 de março de 2010

Introdução à Revolução Industrial



Na Inglaterra em 1760, iniciou-se o processo da Revolução Industrial, mudando profundamente o sentido das esferas Políticas, Econômicas, Sociais e Culturais.
Foi a revolução industrial que deu origem a moderna economia capitalista, sendo caracterizada pelo desenvolvimento do setor fabril, grande desenvolvimento tecnológico e melhoramento dos meios de transportes e comunicação.
As máquinas eram movidas a vapor, proderando a produção de bens de consumo, substituindo a manufatura.
As novas máquinas inventadas atendiam as necessidades presentes na época, caracterizando também as precárias condições de trabalho, os operários eram submetidos às longas cargas horárias de trabalho, recebiam um baixíssimo salário.
As mulheres também compunham o contingente dos operários, porque recebiam salários menores.
Não havia garantia contra acidentes, nem benefícios sociais em caso de doença ou morte, com isso inúmeras vezes os operários se rebelaram contra seus patrões, eles destruíam máquinas e até as próprias fábricas.
Entre os operários surgiram sindicatos, que conquistaram o direito de greve, proibição do trabalho infantil e a limitação do trabalho feminino, como conseqüência dessa revolta, surgiram os direitos que temos hoje.




Texto analitico e reflexivo sobre o Inicio da Revolução Industrial:



Livro - Revoluçao Industrial - Francisco M. P. Teixeira








Nenhum comentário:

Postar um comentário