quinta-feira, 25 de março de 2010

Revolução Industrial


A Revolução Industrial foi um processo marcante na história da humanidade porque deu origem a um novo segmento ecônomico. O espaço urbano deixou de ser apenas um lugar de cosumo e de comercialização, para ser também o lugar de produção de bens industriais.
Essas transformações relacionam-se diretamente a substituição do trabalho artesanal, que utilizava ferramentas pelo trabalho assalariado, em que predominava o uso das máquinas. Esse conjunto de transformações influenciou a vida de milhões de pessoas em quase todas as regiões do planeta. No lugar das tradicionais fontes de energia, como água, vento e força muscular, passou-se a utilizar o carvão e a eletricidade.
A primeira Revolução Industrial (1760-1860) se desenvolveu na Inglaterra, pelo acúmulo de capital, pelo controle capitalista do campo e pelo crescimento populacional, são fatores que contribuiram para o seu pioneirismo. A segunda Revolução Industrial (1860-1900) se espalhou pela Europa Oriental alcançando outros continentes o processo de industrialização chegou aos Estados Unidos e Japão.
Com isso o capitalismo se consolidou aos poucos, indústria tornou-se o principal setor de acúmulos de riqueza substituindo o comércio. As relações de trabalho também se modificaram, milhares de camponeses foram para as cidades em busca de emprego nas fábricas. Para desenvolver suas industrias, o empresário industrial pagava o menor salário possível, enquanto explorava ao máximo a capacidade de trabalho dos operários. Em diversas industrias, a jornada de trabalho ultrapassava 15 horas diárias.
Para sobreviver, o operário era obrigado a trabalhar nas fábricas com toda sua família, inclusive mulheres e criança de até mesmo seis anos. Além de tudo isso, as fábricas tinham péssimas instalações, o que prejudicava em muito a saúde do trabalhador.
Mas como tudo que tem um lado ruim tem seu lado bom, a Revolução Industrial trouxe também suas vantagens, como por exemplo, o processo de desenvolvimento dos transportes e da comunicação, sem os quais seriam inviáveis a distruibuição dos produtos industrializados, constituiram as invenções do navio a vapor, da locomotiva, do telégrafo, do telefone e o automóvel, que também contribuiram com a únião de diversas culturas diferentes em todo o planeta.

Telefone
Navio a vapor

Locomotiva a vapor

Automóvel - Ford T ao lado Henry Frod

Telegrafo






ALUNOS:





Adrielle Talita Afonso Carvalho - Administração 1º Periodo - Noturno
Arilene Lúcia de Paula - Ciências Contábeis 1º Periodo - Noturno
Murilo Alberto Gonçalves de Oliveira - Ciências Contábeis 1º Periodo - Noturno
Pávylla Soares Avelar - Administração 1º Periodo - Noturno
Valéria Lúcia de Paula - Administração 1º Periodo - Noturno
Texto escrito pelo grupo, postagem 25/03/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário